As Eleições de 2022 acontecem no dia 2 de outubro, o que justifica o aumento de pesquisas como “idade para tirar título eleitoral” ou “como tirar o título eleitoral”.
“Precisa de identidade para tirar o título de eleitor?”. “Como tirar o título de eleitor pela internet?”. Essas perguntas frequentemente buscadas têm uma importância enorme para o entendimento dos jovens perante as eleições.
Votar é um ato de cidadania e estimular a cidadania é um dos compromissos da Justiça Eleitoral. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir, mesmo que de forma gradativa, os rumos da democracia ao demonstrarem sua opinião que, por muito tempo, foi calada e ignorada. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política e na sociedade.
Esse tema divide opiniões, mas é importante que os jovens votem porque é possível ter a história nas mãos e, consequentemente, a oportunidade de tentar mudá-la.
Com a expansão da internet e das mídias sociais, o jovem brasileiro está atento ao que vem acontecendo no país. Ele sabe que o voto é um grande mecanismo para exercer o seu papel na sociedade, ajudando a decidir o rumo do país.
Empresas e marcas de diferentes ramos, em seus recursos de marketing, passam agora a incentivar seus consumidores a tirarem os seus títulos eleitorais. Uma delas é a renomada “Burguer King”, condecorada no ramo de fast food, que divulgou recentemente em suas redes: “Fome de democracia. Apresente seu título de eleitor e ganhe aquele descontão exclusivo”. Tal propaganda é uma forma de influenciar as pessoas a partir de 16 anos a tirarem o seu título eleitoral, mesmo que o público-alvo do comentário seja os jovens.
Para tirar o título de eleitor, o jovem deve ter os seguintes documentos em mãos: carteira de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação com o serviço militar (para jovens brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos).