ENTREGA DAS MEDALHAS (Foto Reprodução: CMT IV Oficial).

ENTREGA DE MEDALHAS MARCA A TARDE NO CMT IV.

No auditório do Colégio Militar Tiradentes IV, na tarde do dia 04 de maio de 2022, professores, coordenadores e alunos reuniram-se para realizar uma solenidade muito importante para a comunidade escolar, a entrega de medalhas. Medalhas que marcaram a participação do corpo discente nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Brasileira de Química Júnior. . Ao todo, foram entregues treze medalhas, o que marca a importante participação dos alunos nesses eventos. De acordo com o Professor Franklin Moura, idealizador e incentivador científico, a competição é saudável e estimula a aprendizagem dos alunos. A idealização do evento foi uma iniciativa da professora Gilzélia Maria.

Segue, na íntegra, a entrevista com o professor Franklin Moura .

Sara – Como você se sentiu vendo tantos alunos premiados?

Professor Franklin – Feliz, muito feliz, até porque é ... A competição é saudável e faz as pessoas tentarem melhorar. Eu organizei essa competição, esses desafios científicos aqui na escola.

Sara – O que você faz para os alunos ficarem tão motivados e confiantes para participarem das olimpíadas?

Professor Franklin – Eu dou o meu exemplo de superação, o exemplo que cada um pode seguir, que é se superar. Se hoje tenho esse conhecimento, amanhã posso ter mais. E esse acréscimo de conhecimento faz o aluno vencer essas competições.

Sara – Como é a rotina da olimpíada e da premiação?

Professor Franklin – A gente primeiro estimula o aluno a querer participar. Quando ele resolve participar, neste momento cria-se um grupo de WhatsApp. No grupo, a gente passa as informações e também orienta conteúdo para ele estudar, mas ele tem que entender que o mérito maior é o dele. Nós, professores, somos apenas um técnico. A gente orienta, mas cada um faz seu caminho.

Sara - Sabemos que em meio a tantos esforços dos alunos e professores, pode ocorrer um pouco de stress. O que fazer para que isso não atrapalhe?

Professor Franklin – O estresse é muito importante na nossa vida. Se não existisse, a gente não melhorava, seja ele físico ou mental. O que temos que fazer é não deixá-lo excessivo, buscar sempre o equilíbrio.

ENTREGA DAS MEDALHAS (Foto Reprodução: CMT IV Oficial).