A MENINA VENA

Era uma criança por nome Vena, cuja mãe falecera e, com o passar do tempo, o pai casou-se e deu para ela uma madrasta. Com o passar do tempo, a menina já tinha sete anos e conversava tudo. Um dia, a menina disse ao pai que sua madrasta tinha um namorado. A madrasta, irada, pediu ao marido para que ele fosse a uma caçada. E, nessa saída, a madrasta aproveitou e matou a menina com a mão de pilão, cortou-a em pedacinhos, colocou no pilão e pisou até virar lama, depois enterrou a lama no quintal.

No dia seguinte, o pai chegou e perguntou pela filha e a madrasta disse que ela estava em algum lugar brincando. Na mesma noite, a menina veio em sonho dizer ao pai que havia sido morta, cortada e pisada. “Já estou encantada. Meu nome, que era Vena, agora vai ser Veneza; corpo de dor vai ser alegria; lágrimas de sangue vão ser água mineral; carne pisada vai ser lama de cura para curar a pele dos doentes. Meu pai não vingue a minha morte, pois a cada dia que passa mais bela eu vou ficar. Sou cenário das crianças para os jovens, sou fonte de prazer”. E a Veneza é o encanto de Caxias. (https://sdtics.wordpress.com/2007/10/01/lendas-caxienses/ )

Outra atração do local está ligada à gastronomia local, um prato feito com muito amor e carinho, responsável pela presença de visitantes e turistas no balneário. Falamos agora do prato pirão-de parida. A iguaria é feita à base de galinha caipira e acompanhada de um pirão preparado no momento do pedido. De acordo com a senhora Dos Reis, nome pelo qual é conhecida na região, o prato é o mais pedido. “Todo fim de semana tem muita gente aqui pedindo esse prato. Faz muito sucesso.” Outros pratos são vendidos nas barracas, mas o carro-chefe é mesmo o pirão de parida.Então conheçam o Balneário Veneza e desfrutem desse prato maravilhoso!